Reflexões diárias

 

COMPRE O LIVRO!!

Clique na foto ao lado.

Próximos eventos

SEM EVENTOS CONFIRMADOS

POR MOTIVO DA PANDEMIA

COVID-19

Para Ouvir

Flash required

Revista Vivência – Assine

Histórico do A.A. Serra Gaúcha

História de AA no mundo, no Brasil, no Rio Grande do Sul e em Caxias do Sul e Região.

Alcoólicos Anônimos deu inicio no dia 10 de junho de 1935, ultima vez que Dr. Bob bebeu uma cerveja. Bem antes desta data em 10 de maio do mesmo ano Dr. Bobb e Bill tiveram um encontro na cidade de Aikron(Estados Unidos da América) no Dia das Mães onde por 8 horas mantiveram uma conversa e em momento algum um dos dois teve a vontade de beber. Mas a data de 10 de junho de 1935 foi considerada a data de inicio da irmandade de Alcoólicos Anônimos por que foi nesta data que Dr. Bob ingeriu pela ultima vez uma bebida alcoólica.

A irmandade de Alcoólicos Anônimos no Brasil teve seu inicio no dia 5 de setembro de 1947 através de dois americanos Bob Valente que já em julho de 1945 colocava seu endereço como meio de correspondência com o Escritório de Nova York.. O outro americano chamado de Herb que fixou residência no Brasil começou no ano de 1947 a realizar reuniões não formais nas casa dos primeiros companheiros na cidade do Rio de Janeiro. No dia 05 de setembro de 1947 se realizou a primeira reunião em um Grupo de A.A. na cidade de São Paulo e assim sendo AA foi criado no Brasil nesta data.

A Irmandade de Alcoólicos Anônimos chegou ao Rio Grande do Sul no ano de 1970. Costa que a data da criação e da primeira reunião no Rio Grande do Sul foi no dia 18 de outubro de 1970 na cidade de Porto Alegre no recém criado Grupo Sulino de A.A..

Alcoólicos Anônimos em Caxias do Sul e Região Serrana.

No ano de 1974 os companheiros Zé Maria, Orfeu, Augusto, Reinaldo, Tercilio, Flávio e Rui; estavam internados na Clinica Paulo Guedes e os doutores psiquiatras, Dr. Elzo Barbizan, Dr. Antonio Bonalume e Dr. Jurandir Barcelo os informavam sobre as causas do alcoolismo e afirmavam que era uma doença progressiva e fatal. Além destas informações estes homens recebiam a mensagem e a informação de uma Irmandade chamada Alcoólicos Anônimos de outros homens(Gaúcho, Gentil, Romeu, Normélio, Nelson, Evaristo e outros) que viam de Canoas e Porto Alegre fazer visitas a Clinica e trazer a mensagem de Alcoólicos Anônimos. Os internados começaram a ter um interesse por aquilo que aqueles homens da capital lhes falavam e quatro deles começaram também a pesquisar na biblioteca da clinica principalmente na Revista Seleções(periódico dos Estados Unidos) onde encontraram matérias sobre o alcoolismo e principalmente sobre a Irmandade que aqueles homens da capital falavam.

Em Janeiro de 1975 já fora dos muros da Clínica eles começaram a se reunir em suas casas e até em praça publica e o assunto era sempre a troca de experiências, forças e esperanças e relatar que estavam sem beber. Apenas relatarei aqui como experiência que quando estes se reunião em praça publica era época da ditadura e a policia sempre dispersava o grupo e eles se reunião no outro lado da praça.

Nestas reuniões não formais os homens viram a necessidade de formalizar um Grupo depois de varias reuniões para este propósito escolheram a data do dia 01 de fevereiro de 1975 para a primeira reunião e escolheram o nome do Grupo(Grupo Altruísta de A.A.) este existente até os dias de hoje na cidade de Caxias do Sul.

No mesmo ano de 1975 em meses diferentes foram criados mais 3 Grupos nas cidades de Vacaria (Grupo Dos Pampas); Farroupilha (Grupo Farroupilha) também na cidade de Lagoa vermelha foi criado um Grupo tudo devido ao internamento na Clinica Paulo Guedes de alguns residentes nestas cidades e pela participação de alguns deles nas reuniões do Grupo Altruísta de A.A. na cidade de Caxias do Sul. Em 1976 foi criado o Grupo Santa Catarina de A.A. na cidade de Caxias do Sul. Outra particularidade neste histórico, neste ano teve o ingresso da primeira companheira de nome Vilma(Madrinha) como e chamada ate os dias de hoje.

No final dos anos 70 e inicio dos anos 80 foram criados dezenas de Grupos pela Região da Serra do Rio Grande do Sul destaco aqui a criação em 1976 do Grupo Reencontro de A.A. na cidade de Caxias do Sul neste ano Caxias do Sul já tinha 3 grupos (Grupo Altruísta de A.A., Grupo Santa Catarina de A.A. e Grupo Reencontro de A.A.). Do final dos anos 70 até os anos 90 foram criados também grupos pelas cidades de Garibaldi, Carlos Barbosa, Bento Gonçalves, Dois Irmãos, São Sebastião do Cai, Flores da Cunha, Veranópolis, Guaporé, Antonio Prado, Feliz, Bom principio, Machadinho, São Jose do Ouro, Parai, Nova Petrópolis, Gramado, Canela até no litoral devido à muitos companheiros de Caxias do Sul e região serem viajantes(Representantes Comerciais) e viajavam muito por estas cidades e assim se espalhou a mensagem de A.A. nas mais variadas localidades.

Por volta de 1985 devido a grande quantidade de grupos na região alguns companheiros começaram a despertar para a necessidade da criação de um Distrito e foram colher informações na capital do estado, assim em 1985 foi criado o Distrito da Região da Serra de A.A.. que nos anos 90 tinha uma média de 20 à 25 Grupos. Os grupos e cidades que formaram este distrito são todos que já foram citados a cima.

Hoje a Irmandade de Alcoólicos Anônimos na Região da Serra, possui três distrito onde se espalham as dezenas de grupos e cidades já citadas. O já e antigo Distrito da Região da Serra de A.A., Distrito da Encosta do Nordeste e Distrito do Vale Paranhâna.